this post was submitted on 01 Jul 2023
13 points (100.0% liked)

Portugal - Geral

8 readers
1 users here now

Comunidade generalista para Portugal.

founded 3 years ago
MODERATORS
 

Acabou de passar na SIC, uma reportagem sobre o estado das energias renováveis em Portugal, bem como o investimento do país nesta área nos próximos tempos. Falou se dos extremos impactos ambientais, que as centrais solares e eólicas vão ter nos nossos ecossistemas, sem criarem quase emprego nenhum (falou-se se não me engano que a central da Amareleija criou uma dúzia de empregos). No entanto nunca se falou na alternativa óbvia e limpa do nuclear. Funciona nos outros países. Porque não neste cantinho da Europa?

top 10 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] NorskSud@lemmy.pt 6 points 1 year ago

Resposta curta: não compensa, a energia nuclear é muito mais cara que a renovável hoje em dia.

Quanto ao "mais limpa", longe disso, cria vários problemas de gestão de resíduos etc. Onde ela já existe deve continuar a ser usada (a Alemanha errou feio ao suspender a sua e agora anda a reacender centrais a carvão), mas quem nunca teve não precisa meter-se nisso agora, simplesmente não compensa do ponto de vista financeiro e também não gera empregos por aí além.

Em relação à solar muitos dos problemas ambientais causados poderiam ser reduzidos apostando na sua descentralização, para isso precisamos de mudanças legislativas. Os painéis solares deviam estar nos telhados e parques de estacionamento, não na Amareleja para defesa de lucros acionistas, que é do que se trata.

[–] Francisco@lemmy.pt 5 points 1 year ago* (last edited 1 year ago)

Privados não fazem estações de produção eléctrica nuclear. Se não gostas de negócios como, por exemplo, da Lusoponte, então nuclear não é para ti.

Os impostos pagam a estação agora e logo se vê que preço a electricidade vai ter no futuro.

Os lucros vão para o privado, e dependem quase só dos níveis de segurança exigidos para a operação. O incentivo para comprar os políticos e reguladores e mudar as regras para reduzir custos, é gigante.

E não é que possas criar um mercado com concorrência. Aliás, até os trabalhadores têm que ser pre-aprovados. Por segurança.

E pensar em vulnerabilidades como o que se vê agora na Ukrania? Onde se está a prever que alguém pode causar um acidente nuclear que vai afectar uma área maior do que Espanha? Quem paga a gestão desse tipo de segurança. O SIS, e esses custos também estão contados nos custos do nuclear?

Mais, a produção não é flexível suficiente para acompanhar (como é necessário) o consumo eléctrico do momento. Ou seja, a produção electrica nuclear apenas é adequado para abastecer o consumo base, que corresponde a cerca de 6% do que é consumido.

E que fazes ao resíduo? Há muito quem tenha teorias, não faltam. Mas na prática onde se depositam? E quem? E até quando?... se vai pagar para cuidar desses resíduos?

Para mim é como falar do comunismo. Fantástico na teoria - Utópico. Na prática, é o que se viu/vê.

[–] kl3io@lemmy.pt 5 points 1 year ago (1 children)

A energia nuclear pode não ser tão limpa quanto isso...

https://www.greenpeace.fr/report-the-global-crisis-of-nuclear-waste/

Artigo na Wikipedia com múltiplas referências:

https://en.wikipedia.org/wiki/Environmental_impact_of_nuclear_power

No fim de contas, trata-se de escolher entre o menor dos males... será que é a nuclear?

[–] Thechosentuga@lemmy.pt 4 points 1 year ago

Pois é isso. Penso que seja mesmo nuclear. Recomendo imenso a ver o documentário: Nuclear Now. Dá me mesmo muita pena em ver os impactos que a instalação de grandes centrais fotovoltaicas e eólicas vão fazer ao ambiente e paisagem do nosso país, em busca de energia verde. Uma central nuclear significariam talvez menos centenas de hectares de florestas destruídas.

[–] traveler01@lemmy.pt 4 points 1 year ago

O pessoal viu Chernobyl e agora tem medo das centrais...

[–] Jpraga@lemmy.pt 4 points 1 year ago (1 children)

Convido todos a assistir a este vídeo: Why Germany Hates Nuclear Power Super interessante, factual e fala sobre a crise energética da Europa.

Fiquei chocado por saber que a avg Age das Centais Nucleares da França é de quase 40 anos. (esperança media de vida de uma Central é 20 a 40 anos.)

[–] Thechosentuga@lemmy.pt 5 points 1 year ago

Recomendo a assistires também o documentário Nuclear Now. Fala sobre como é que a energia nuclear foi retratada no passado por diversas razões, e como essas ideias chegaram até aos dias de hoje.

[–] Ninguem@lemmy.pt 4 points 1 year ago (1 children)

Uma das razões talvez seja esta:

Lixo no chão! Tirado de: https://1.bp.blogspot.com/-HKFJ52RxXOY/WyDfIEiDu3I/AAAAAAABZIs/aairwpYa7IMLW0fF1xhCOkWcekS0Ax8wQCLcBGAs/s1600/0459.jpg

Qualquer centímetro que não seja ativamente vigiado acaba na entropia. Aliada à tendência que temos de não verificar absolutamente nada...

Simplesmente, não temos mecanismos (até pessoais) para nos autocensurarmos.

Infelizmente, vou perdendo paulatinamente a confiança no povo português para ser autónomo . 😮‍💨

[–] Thechosentuga@lemmy.pt 1 points 1 year ago (1 children)

Esta realidade entristece-me.

[–] Ninguem@lemmy.pt 1 points 1 year ago

É! A mim também!...

Ando numa fase de experimentar as chamadas "redes sociais" porque achei que o fediverse era, finalmente, uma rede social decente - ainda acho isso, apesar de algumas reticências -, mas acho que os meus níveis de cinismo estão no máximo. Não sei se me faz bem...

load more comments
view more: next ›