Eu já usei muito Ubuntu quando era mais novo e ficava fuçando nas distros. Também já testei Fedora e o Kubuntu. Curto demais as iniciativas open source, queria migrar pro Linux e nunca mais voltar, mas a Adobe não deixa :/ Ainda dependo muito dos softwares dela pra trabalho. Se um dia a Affinity lançar versão Linux eu considero real largar o Mac.
Linux Brasil
Comunidade Lusófona de entusiastas Linux.
Bem vindo ao nosso agregado de links sobre Linux.
Geral
Chat
mas a Adobe não deixa
malditos!
É uma desgraça, único da adobe que eu consegui meio-que substituir foi o Photoshop com o Krita, mas ainda falta muuuitas funções básicas do PS pro Krita tá a par, isso fora as funções com fechadas em trademarks.
Linux Mint 21.1 Cinnamon
mint xfce :)
A man of culture
Eu utilizo openSUSE Leap 15.4 com FVWM. Migrei do Slackware para o openSUSE há mais de 10 anos e espero que o Leap não seja extinto, como tem sido discutido.
Uso Arch há 4 anos, incrivelmente tem sido o sistema mais estável que já tive, só quebrou uma vez quando fui mudar ambiente gráfico. Também brinco com GuixSO e Debian em algumas vms.
Arch Linux, o aprendizado que eu tive e tenho com esse sistema é inestimável. Não é tão difícil quanto falam, recomendo todo mundo testar pelo menos uma vez.
Arch > Life
Arch no meu PC principal e Debian no meu servidor local de cloud. Qualquer outra distro que não seja essas duas é porcaria.
15 anos só no fedora, antes usava o Slackware.
Gosto muito da dupla Fedora e Debian KDE. No momento eu deixei o Linux de lado por necessidade, mas sempre acabo voltando.
I use arch
E também manjaro em outro computador, mas atualmente pensando em migrar oara outra distrofia baseada em Arch
Fedora no principal, ubuntu server no meu celeron de 2° geração, pra rodar o jellyfin e maratonar south park a noite toda :)
Já tentei usar arch, mas a minha placa de rede (rtl8821ce) fica uma bosta no instalador, e não dá nem pra tentar compilar o driver dela :(
Instalei no fedora com muito sofrimento, acho que tem muita gente com esse problema...
Também sou adepto do Jellyfin, é maravilhoso demais!
Sim cara! o desempenho é muito bom, essa é a minha esperança de vida caso dê a louca e comece a terceira ditadura no Brasil, e eles censurarem tudo.
eu só quero ter grana pra montar um NAS aí eu abandono Netflix e derivados de vez e fico só no jelly.
É isso aí, mas um NAS tá mó caro...
Muito mesmo! =(
Por enquanto vou usando meu laptop com uns hdd externo que tirei de notebooks velhos hue.
Uso Ubuntu, mas instalo Plasma, então acho que é Kubuntu a minha resposta.
Acho Ubuntu bem user-friendly, então sempre aposto nele. Já a questão da interface é meio nostalgia, porque meu primeio contato com Linux foi com KDE. Mas gosto bastante do Plasma. Acho o Gnome bem feio na verdade.
Eu estranhei o gnome no início, mas com o tempo achei ele muito fácil de usar, pelo conceito de 1 botão pra fazer tudo. Acho o kde mais bonito, mas não uso porque tenho que apertar mais controles e isso afeta minha usabilidade agora que me acostumei com poucos controles.
Se alguém conhecer outra DE que dê pra usar dessa forma, me avisem, porque quero sair do gnome por causa de um bug com o zotero.
Talvez os windows managers? Dá pra fazer quase tudo pelo teclado...
to usando o beta do mageia 9 como distro principal e aquela archman linux, distro turca baseada no arch, pra testar coisas diferentes, ambientes graficos diferentes, gosto de ficar instalando uns window managers wayland tipo o hyprland e o labwc pra testar
Eu conheço algumas dessas palavras
Pop, mas já to com cagaço de Cosmic, já deixei o Fedora num pendrive...
Ja usei o POP, bom pra games
Fedora
Usava Arch, mas cansei de ter que lidar com terminal que não seja para meu trabalho. Do resto, só quero apertar o botão e esquecer o SO.
uso fedora no meu laptop pessoal e do trabalho já faz uns muitos anos basicamente pelo mesmo motivo, funciona sem ter que me preocupar (muito) com o que tá rodando
meu único medo é quanto tempo vai durar até a ibm fazer uma mudança mais drástica... espero que seja só exagero mas tem histórico né
NixOS, comecei no Debian e usava ou uso além do desktop: Mint, MX, Manjaro, Arch, CentOS, e os parentes FreeBSD e NetBSD.
Eu preciso ainda conferir o NixOS
Tava usando o Pop OS! Mas, estou prestes a migrar para o Nobara (um fork de uma pessoa só do Fedora, mas não qualquer um, o criador do GE-Proton).
Meio receoso ainda quanta à segurança de uma distro mantida por um cara só, mesmo que seja alguém que até o momento tenha se provado um "Deus" na comunidade Linux.
Uso Mint, querendo ainda fazer meu desktop Arch , mas minha mesa de desenho LITERALMENTE não funciona com linux por conta dos drivers, tô pra trocar por isso. (Pra quem tiver curioso é uma XP Pen 06c, já tentei usar o OTD, mas o mesmo não tem suporte bom pra esse modelo)
Sempre acabo voltando pro meu Mint XFCE
Eu to usando debian desdo inicio do ano, e usando KDE a um mês
Eu usava arch antes, mas eu decidi trocar quando percebi que odeio o ritual de atualizar o sistema. As atualizações do debian são menos frequentes e mais curtinhas.
I also use arch btw
Quando tinha dado uma parada com o Linux, lá pra 2010, usava Arch com Openbox.
Eu precisei de um Linux pra um Chromebook que chegou no EOL, aí testei Void e Alpine, mas voltei ao Arch por sentir falta do AUR.
Depois testei algumas distros baseadas no Arch, descobri o instantOS que é bem interessante pra conhecer outras formas de gerenciar um Desktop.
Mas no fim fiquei mesmo no Arch + Gnome.
Por rodar Wayland o Gnome tá mais leve do que parece (testei o LABWC pra ter um "openbox no Wayland", mas não rodou tão bem).
E o que me conquistou de vez foram essas integrações que o Gnome têm com as contas da Internet, tipo mostrar os itens da Agenda quando abre o menu.
Eu lembrei do Orage do XFCE. Instalei pra ver se conseguia uma agenda no tray que exibisse as tarefas do dia, e descobri que o XFCE deixou de valorizar o calendário e que ele não tem nativamente sincronização com calendários da internet.
Essa resposta era para mim mesmo? kkkkk
Comecei no Ubuntu depois fui pro Arch, não curti e acabei indo pro Pop!_OS