this post was submitted on 25 Mar 2024
13 points (100.0% liked)
Privacidade
2 readers
1 users here now
founded 1 year ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
O problema é que é totalmente aleatório. Ontem às 22h tava comendo os 35% de novo. Reiniciei o container e tá até agora rodando bonitinho consumindo de 1% pra baixo.
No dendrite eu não tinha notado esses problemas.
Um fornecedor do meu irmão tava se desfazendo de equipamentos antigos e peguei um "HP Prodesk 600 Slim", acho que um i5 e 8gb de ram e um hdd mecânico de 500GB por uns R$600.
Só botei mais uns pentes de memória que eu tinha sobrando aqui e um ssd, que também tinha de sobra.
EDIT:
Btw, não sei se é bug, mas só consegui fazer o upload da imagem pela interface normal, tentando pelo old.lemmy só retornava erro.
Foda dms irmão foda q compra uns desse são caros
Olha, eu mantenho um servidor local rodando direto acho que faz uns 20 anos já.
Este é o primeiro mais potente que eu uso, o resto era tudo de PC baixo custo velho que a placa-mãe vinha até com processador já embutido. Muito provavelmente eram mais fracos que um raspberry pi 3 da vida.
Mesmo sendo fraquinhos, dava pra hospedar legal as coisas localmente. Só quando precisava compilar algo que tinha que ter uma paciência enorme.
Então, se a ideia é tentar brincar de selfhost, acho que dá pra começar com qualquer equipamento, seja um PC/notebook velho ou um raspberry da vida.
A propósito, vendo as mensagens antigas, o Synapse aqui normalizou depois de uns 2 dias e não voltou mais a comer processamento fora do normal.
Fico feliz q o synapse parou com a fome kkk se acha q vale pena pega um mini PC mesmo ou montar um bem baratinho ? Alias como faz os backup nos hdd no home server para se um ir de arrasta pra cima n perde as coisas
No meu caso foi reaproveitando PC velho mesmo, inclusive era tudo com os gabinetes grandões todo sucateado.
Mas dependendo da verba, até um raspberry pi pode ser interessante pra começar a mexer.
O legal do raspberry é que basta você trocar um cartão SD que você consegue ter um sistema operacional diferente. Então quando quiser brincar como servidor, coloca um cartão SD com um ubuntu server da vida e nem precisa ligar num monitor.
E se gostar de jogar joguinhos antigos, bota um SD com batocera ou coisa do tipo e liga numa tela via HDMI pra jogar uns Super Nintendo ou assistir coisas pelo Kodi.
Acho que raid seja uma alternativa?
No meu caso, raid "desperdiçaria" muito hdd, então eu vou na fé e só programo as coisas mais importantes pra rodar uns backups periodicamente e salvar numa pasta que tá sincronizada via syncthing com o meu desktop.
Ata entendi interessante o foda q um raspberry talvez hj em dia ta meio carinho n?